Renata Sentkiewicz fundou com Iñaki Ábalos em 2006, o gabinete de arquitectura internacional Ábalos+Sentkiewicz, com escritórios em Madrid, Boston e Shangai. Os seus projectos constituem uma prática fortemente experimental, sem preocupações de definição estilística ou formal. As suas construções provêm de uma abordagem programática, paisagística e urbana, uma síntese do entendimento das possibilidades que as diversas relações de transformação que constitui o exercício do projecto podem constituir como obra metropolitana e ambiental, ou como os próprios referem, a oportunidade da construção de uma beleza termodinâmica.
Entre outras actividades didáctico-científicas, a Renata foi professora associada da ETSAM (Madrid) entre 2007 e 2012, ano em que se torna professora convidada do GSD em Harvard, actividade que mantém até hoje, sendo também membro principal da associação Zero Energy Alliance e editora dos Cuatro Observatorios de la Energía (COA Canarias, Santa Cruz de La Palma, 2007) e Campos Prototipológicos Termodinámicos (ETSAM, UPM, Madrid).
Formou-se na Escola Politécnica de Cracóvia e iniciou a sua carreira no gabinete de Ábalos & Herreros no ano de 1999, o célebre e celebrado estudio de arquitectura de Madrid, cuja produção foi amplamente influente entre os anos de 1984 e 2006, encontrando-se o respectivo arquivo, depositado no CCA em Montreal, no Canadá.
Iñaki Ábalos foi, juntamente com Juan Herreros, fundador deste laboratório arquitectónico que para a minha geração se constituiu como um movimento que, poder-se-á dizer, abriu caminho para a progressão de uma sequência geracional que perdura até hoje, que radicalizou a cultura essencialista da forma directa e económica até ao limite da expressão do anonimato, do standard convencional e da apropriação, conservação e reciclagem da pré-existência construída enquanto função, linguagem e forma. Autor das influentes publicações teóricas, «A Boa Vida: visita guiada às casas da Modernidade» (Gustavo Gili) ou mais recentemente «Absolute Beginners» (Park Books Zurique), entre muitas outras, a sua voz teórica acompanha com grande originalidade e coerência a sua prática de projecto.
Iñaki é professor catedrático na ETSAM (Madrid) tendo sido, entre 2013 e 2016, nomeado director do GSD em Harvard, instituição onde mantém diversa actividade pedagógica e cultural.
É com grande entusiasmo, que temos o prazer de receber no seminário da Opção E do PDA da FAUP, Teoria e Práticas de Projecto, Renata Sentkiewicz e Iñaki Ábalos, a quem agradecemos a disponibilidade de se terem deslocado ao Porto para partilharem connosco as suas prolíferas ideias e a energia contemporânea dos seus projectos.
Nuno Brandão Costa, abril de 2024