“Este livro resulta da passagem a escrito da lição proferida por Giorgio Grassi no ciclo Contai, homens, a vossa história (Marco Biraghi, 2006). Uma Vida de Arquitecto foi o título escolhido por Grassi para intitular esta crónica que relata o ponto de vista pessoal do autor sobre o seu percurso e o seu tempo que é, afinal, também o nosso.
Renitente, ao início, com a sua escrita, como Grassi admite desde logo no Preâmbulo, o ensaio agora publicado impressiona enquanto retrato realista do ofício de viver de um arquitecto cujo único compromisso é com a arquitectura enquanto ofício inteiro e íntegro, como os Antigos Mestres. Tal como Siza em Sobre a in/disciplina, o ponto de partida de Grassi para a sua história pessoal é uma metáfora desportiva que encontra no jogo – enquanto actividade ao mesmo tempo individual e colectiva – o pano de fundo que dá a ver a sua atitude face à disputa que a arquitectura sempre encerra.
O volume que agora chega até nós em português tem três partes distintas, mas complementares, que o autor torna, em conjunto, indissociáveis: um ensaio escrito, os projectos (construídos, ou não) e o álbum dos amigos. que a escrita e os projectos de Grassi eram inseparáveis enquanto dados da sua obra, já o tínhamos notado em ocasião anterior. a novidade reside aqui nos amigos a quem Grassi atribui, no livro, um papel particular.”
(José Miguel Rodrigues)
Ano de edição: 2021
Páginas: 206
Coleção: Arquitetura
Dimensões: 16,5 x 23,9 cm
Encadernação: Brochado
ISBN: 978-972-36-1853-2